A Psicopedagogia Frente à Síndrome de Rett

Publicado em 09/07/2015

3.4. Fatores intelectuais.

De acordo com a revista “Educação Especial” n. 32, p. 175-188, 2008, Santa Maria Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial acesso em Setembro 2013, até 1971, alunos com QI inferior a 50 eram considerados ineducáveis e não eram incluídos no sistema educacional. Os testes psicométricos surgiram como uma extensão dos testes diagnósticos e do Quociente de Inteligência.
Entretanto, está cada vez mais claro que são procedimentos de validade e confiabilidade questionáveis.
A maioria dessas medidas é de difícil implementação, como base do desenvolvimento para crianças com distúrbios severos e profundos de aprendizagem, pois sabemos que as etapas do desenvolvimento vão além de crescente exploração de objetos e do ambiente: pegar objetos, transferir objetos de uma mão para a outra, girar o objeto para explorá-lo, encaixar objetos, imitar ações, pois algumas meninas serão capazes de demonstrar algumas dessas habilidades. Entretanto, devido às suas dificuldades específicas, estas aquisições serão atípicas ou mesmo impossíveis para muitas delas, não podendo, portanto, constituir indicadores reais do potencial intelectual, comparando as duas obras vê que tanto Mariana quanto Magie em seu blog emitem os mesmos referenciais de como ajudar essas meninas a ter uma vida mais amena e com o devido respeito. Outra questão é a dificuldade ou ausência da fala, afetando a comunicação. Todas as crianças comprometidas demonstram habilidades em nível alem do esperado no primeiro ano de vida.
Entretanto, ela também estimou que a sua compreensão de comunicação não fosse inferior a um nível equivalente a 12 meses de idade. Algumas meninas podem reter algumas poucas palavras úteis que podem, subitamente, e com aptidão, ser produzidos anos mais tarde. Considerando a dificuldade em dar sentido a sinais e sons, sua reação demorada e seus movimentos severamente deficitários, recomendaram…

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