Práticas Educativas Digitais: Uma História, Uma Perspectiva

Publicado em 21/08/2014

Somente em 1989, criou-se o primeiro navegador para a Internet, WorldWideWeb, pelo qual era possível não somente ler, mas editar o texto, evitando o usuário de mexer no código HTML, o que era bastante complicado e restritivo àqueles que não possuíam um conhecimento computacional mais profundo. Além disso, só era possível realizar uma tarefa por vez, isto é, não se podia visualizar um texto, olhar as horas ou jogar simultaneamente, pois era preciso escolher cada ação separadamente numa lista. O grupo limitado de especialistas em computação alargava o acesso à população de forma cada vez mais rápida e, ao mesmo tempo, numa linguagem progressivamente mais acessível. Diretamente do navegador se podia visualizar o documento em formato textual. Os formatos em imagem ainda eram muito raros.

Quase vinte anos depois, em 1988, o Brasil iniciou sua corrida em busca de uma rede aberta, tendo inicialmente disponibilizado conexões apenas a algumas universidades em São Paulo. Por intermédio da FAPESP34 (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com o Laboratório de Física de Altas Energias de Chicago (Fermilab - Fermi National Accelerator Laboratory)35 as três universidades paulistas (UNESP, USP e UNICAMP) implantaram a rede ANSP (Academic Network at São Paulo). Houve uma negociação com a Embratel e a Secretaria Especial de Informática (SEI) para a utilização de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.