Prática Pedagógica na Educação Infantil

Publicado em 21/08/2014

O Estatuto da Criança e do adolescente de 1990, lei nº 8.069/1990 diz o artigo 54: “É dever de o Estado assegurar á criança e ao adolescente... Parágrafo IV: atendimento em creches e pré-escolas as crianças de zero a seis anos de idade”. Ou seja, a educação infantil é um dever do estado e direito das crianças. A lei 9.394/96 foi a primeira a incluir a Educação Infantil entre as diretrizes que não sendo obrigatória, apenas direito das crianças e famílias. Nessa lei ela faz parte da primeira etapa da Educação Básica.

Essas leis trouxeram modificações para a Educação Infantil, ou seja, a partir da década de 90 ela passa a fazer parte da educação e não mais do assistencialismo. Desse modo a formação dos profissionais também é modificada. As crianças possuem competências que precisam ser valorizadas, ampliadas e enriquecidas pela escola.  Para que se possa atingir tais objetivos, o cotidiano da Educação Infantil na escola tem que existir uma estrutura formada por dois eixos que se complementam entre si: o cuidar e o educar.

O cuidar é de extrema importância nesta fase. Referimo-nos aos cuidados com o corpo, o ambiente, a alimentação, quanto à atenção as necessidades emocionais e sociais da criança. Atitudes de acolhimento e respeito às suas peculiaridades promovem a passagem da total dependência para uma…

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