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?Pesquisa e prática profissional: relação escola comunidade?,

Trabalho enviado por: Elisa Neumannn

Data: 13/11/2009

Produção de Aprendizagem
Faculdade Internacional de Curitiba
2009

 

 

 

Sumário

1. Introdução
2. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira
3. Pesquisa e Prática Profissional: Relação Escola Comunidade
4. Fundamentos Socioantropológicos da Educação
5. Considerações Finais
6. Referências

 

1. Introdução:

O presente trabalho tem como principal objetivo definir metas e orientações para que uma prática pedagógica conscientemente e responsável no processo ensino-aprendizagem.

Com a leitura dos livros “Fundamentos socioantropológicos da educação”, “Pesquisa e prática profissional: relação escola comunidade”, “Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira” teremos o prazer de descobrir novas formas de educar, novas formas de se proporcionar aos alunos um aprendizado diferente, e teremos a oportunidade de nos informarmos, de nos atualizarmos para não sermos professores acomodados com o mundo que nos cerca.

Sabemos que todas as escolas têm o objetivo de educar para formar cidadãos ativos e participantes na sociedade em que estamos inseridos, cidadãos preocupados com a inclusão capazes de lutar por aquilo que desejam de forma justa e honesta.

Esperamos que com a leitura destas obras propostas, nós futuras educadoras possamos abrir novos horizontes no campo da educação para proporcionar aos nossos alunos um ensino de qualidade voltado para a formação de indivíduos capazes de questionar, e de se integrar com a sociedade em que vivem.

Chegamos às portas do século XXI com a certeza de que, na escola, não basta transmitir informações, é preciso educar. Embora o ensino seja parte integrante do processo educativo, o desafio que hoje se coloca ultrapassa a esfera da simples aquisição de conhecimento para dar sentido e aplicabilidade ao que é aprendido. É assim que todos os seres humanos que por natureza são ativos e curiosos, podem tornar-se cidadãos conscientes, críticos e responsáveis.

A intervenção educativa deve, contudo, incorporar princípios flexíveis capazes de contemplar as particularidades pessoais e culturais, escolares e sociais, tendo como alvo os processos de desenvolvimento, personalização, socialização, humanização e libertação.

 

2. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira

Escolha um dos autores brasileiros mencionados no quadro acima, (livro fundamentos históricos e filosóficos da educação brasileira), que tenha despertado seu interesse pela proposta que faz para a educação. Localize uma obra dele e leia-a elaborando depois uma resenha, ou seja, um comentário descritivo e crítico do livro ou artigo.

A obra escolhida por nós, acadêmicas de Pedagogia da Faculdade Internacional de Curitiba para realizar uma resenha crítica foi a Pedagogia do Oprimido, devido a sua grande importância a educação brasileira.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife.

Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de ensino.

Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.

A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.

Uma obra muito importante escrita pelo saudoso Paulo Freire foi a Pedagogia do Oprimido, traduzida em diferentes idiomas, revela que a educação conscientiza os indivíduos sobre as diversas contradições e disparidades do mundo, de modo a incutir-lhes a demanda por mudanças na realidade social. Ademais do referido livro, outras relevantes obras foram escritas por Freire no transcorrer de seus anos no exílio, tais como “A Contribuição ao processo de conscientização do homem na América Latina” e a “Ação cultural para a liberdade”.

Todos nós sabemos que nos dias atuais a pedagogia dominante é a pedagogia das classes dominantes. Os métodos da opressão não...

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