Os Símbolos de Representação de Identidades Culturais: Uma Proposta Metodológica

Publicado em 29/11/2005

A intertextualidade é a relação de diálogo que existe entre diferentes gêneros de textos: chama-se intertextualidade quando um texto remete a outro(s), seja por citação explícita ou não claramente expressa, seja por idéias, aspectos formais ou teóricos que o discurso ou o texto lembram.

O conceito de intertextualidade surgiu dos ensaios pioneiros de autores ligados ao formalismo russo, como J. Tynianov (1921) e M. Bakhtin (1929), criadores das expressões "dialogismo" e "polifonia", sendo Júlia Kristeva a autora do termo "intertextualidade" ao traduzir as obras dos autores citados.

Meserani (1998), embasado em Laurent Jenny, autora de um ensaio sobre intertextualidade intitulado A Estratégia da Forma, argumenta que há dois tipos de intertextualidade: a implícita e a explícita. A intertextualidade implícita seria aquela que advém de estruturas e de textos que antecederam o texto em estudo, do que é assimilado, transformado e resultado de transgressões desses textos primeiros. Enquanto a intertextualidade explícita é aquela que não condiciona somente o uso do código escrito, mas também o conteúdo e o nível dele na obra.

A intertextualidade implícita fundamenta-se no pressuposto segundo o qual todo texto se inscreve na história dos textos antecedentes da sua série ou sistema, que acabam por codificar a sua produção. Diante de modelos arquetípicos, extraídos das séries textuais, cada texto literário entra numa relação de assimilação e de transformação ou de transgressão. A intertextualidade explicita, citando Laurente Jenny, não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.