O Preconceito Linguístico na Sala de Aula

Publicado em 10/09/2004

As regras aprendidas nas escolas não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos em nosso dia-a-dia, causando uma grande dificuldade atribuída à língua.

A regência verbal é um exemplo, pois os alunos aprendem a maneira correta na sala de aula, mas minutos depois, ao sair da sala, voltam a falar do jeito que sempre falaram. Um exemplo é a seguinte frase: "assisti o filme", esta é a maneira popular, mas o que se ensina é: "assisti ao filme". No entanto, professor e aluno usam a maneira popular. Esse fator justifica a ausência do preconceito lingüístico dentro da escola por nós observada.

Como chegamos a essa conclusão? Através de pesquisas realizadas dentro da escola que escolhemos. Foram pesquisas detalhadas, onde conversamos diretamente com um professor de língua portuguesa e alunos sobre o ensino e o uso da língua portuguesa. A sala de aula escolhida, respondeu questionários que tratavam a relação do grupo com o português, se eles gostam de português, se consideram a língua difícil, se percebem se há diferença no uso da língua entre eles e se quando são corrigidos como eles se sentem. Fizemos uma entrevista com quatro alunos, onde procuramos analisar como se portam enquanto falantes e os mesmos aspectos acima citados.

Como já dissemos anteriormente, trata-se de uma escola situada em um bairro simples, e praticamente todos alunos residem ali, se conhecem e se identificam em cada colega e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.