O Preconceito Linguístico na Sala de Aula

Publicado em 10/09/2004

Para o MEC, a escola tem de formar um/a falante culto (Cf. Marcuschi, 1997). Ele/a é ensinado/a a se expressar em seminários, discursos políticos etc. Esqueçamos o uso cotidiano da linguagem, o uso em casa, na escola, na rua; aprendamos a falar adequadamente em situações públicas "formais". Marcuschi (1997) diz: "trata-se de uma visão essencialmente burocrática da fala enquanto uma forma de expressão para obter efeitos e resultados".

Malgrado as posições equivocadas e/ou as posições coercitivas, Marcos Bagno acredita que os documentos do MEC têm méritos; em entrevista à revista Nova Escola, o autor declara:

"Concordo com as críticas de Marcuschi aos PCN, sobretudo acerca do conceito de" adequação "que é muito vago no documento do MEC. Tenho enfatizado, porém, os pontos que considero positivos nos PCN porque acredito que, mesmo com falhas, o documento pode ajudar a criar uma postura nova em relação ao ensino da língua. Sobretudo gosto da parte em que o texto deixa clara a existência do preconceito e critica os fomentadores desse preconceito na mídia"

Mas, como o próprio Bagno (1999) afirma, "espero que essas boas novas desçam das altas esferas governamentais e se propaguem pelas salas de aula de todo o país!" (p. 19).

PLURALIDADE CULTURAL

O MEC reconhece que o Brasil possui uma enorme diversidade cultural, pregando que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.