O Preconceito Linguístico na Sala de Aula

Publicado em 10/09/2004

Bagno afirma que brasileiro sabe falar português sim, e explica essa afirmativa dizendo que "nosso português é diferente do português falado em Portugal". (Bagno, 1999, p. 23) Por termos sido colônia de Portugal, foi mais cômodo dar-se o nome à nossa língua de Português, sendo o que tenha levado a isso, o próprio curso da história. Devido à visualização das alterações da Língua Portuguesa, no passar dos anos, é que nossa língua sendo viva sofre mudanças e é por isso que alguns lingüistas, hoje, preferem denominar nossa língua de: português brasileiro, mostrando que ela não é e nem poderia ser o Português de Portugal porque não vivemos lá e sim aqui.

O autor, em sua principal obra, descreve a existência de um círculo vicioso de preconceito lingüístico composto de três elementos: o ensino tradicional, a gramática tradicional e os livros didáticos. Na visão de Bagno, isso não funciona assim, "a gramática tradicional inspira a prática de ensino, que por sua vez provoca o surgimento da indústria do livro didático, cujos autores, fechando o círculo, recorrem à gramática tradicional como de fonte de concepções e teorias sobre a língua", diz o autor. A maneira como o ensino é administrado tem sido estudada pelo Ministério da Educação e nos Parâmetros curriculares nacionais reconhece que há muito preconceito decorrente do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.