O Preconceito Linguístico na Sala de Aula

Publicado em 10/09/2004

TOTAL - 18

As correções ocorrem principalmente na linguagem escrita. Há uma grande tolerância entre professores alunos no uso da língua falada.

Portanto, entre eles, seguindo o ponto de vista de Marcos Bagno (1999), não há "erros" no que se trata da língua, "só se pode qualificar de erro aquilo que comprometa a comunicação entre os interlocutores", e mais "(...) todo ser humano é exímio falante de sua língua materna e não conhecer a gramática normativa não implica o não saber a própria língua".

O preconceito lingüístico acontece quando se confunde língua com gramática e passa-se a "julgar" os falantes (alunos) baseando-se nos conceitos rígidos da gramática normativa, no espaço monocultural que estamos inseridos ainda não há essa cobrança. A fala acontece naturalmente sem o aluno se preocupar como vai falar e nem o professor, como vai corrigi-lo dentro das normas rígidas que caracteriza a nossa gramática.

De uma forma inconsciente há uma preservação da variedade lingüística dentro do grupo. Se elas são legítimas ou não, nem professores e nem alunos as julgam. Não romper com a linguagem comum é uma característica das pessoas oriundas do interior, onde todos nós nos enquadramos.

O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.