O Desenvolvimento da Linguagem do Bebê Surdo

Publicado em 26/08/2016

As políticas relacionadas à inclusão escolar das pessoas surdas, portanto, devem ter como foco suas formas de acesso à  linguagem com o objetivo de atender às demandas da população surda por meio de uma educação democrática e de qualidade, com materiais didáticos e de apoio específicos, mudança na estruturação dos espaços escolares, no currículo e na relação entre os sujeitos da comunidade escolar, como os professores, estudantes, equipe pedagógica, direção e demais funcionários.

A principal conquista a ser alcançada para os surdos é a valorização da Libras nos âmbitos escolar e familiar, visto que é por meio dela que podem se comunicar e interagir socialmente de forma plena.

A partir de 2002, com a Lei da Libras (Lei nº 10.436, de 24 de abril e 2002), que oficializa a Língua Brasileira de Sinais, houve o início de mudanças significativas relativas à educação de surdos no Brasil. Nesta lei, houve a primeira menção do sujeito surdo como uma pessoa que possui uma cultura própria, baseada em experiências visuais, principalmente a partir da Libras, e da Língua Brasileira de Sinais como uma língua com estrutura e gramática próprias, utilizada pelos surdos em território brasileiro (BRASIL, 2002). O Decreto Federal 5626/2005 foi o primeiro a caracterizar o surdo…

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