O Curso de Pedagogia no Brasil – História e Identidade

Publicado em 13/04/2006

Percebendo de antemão a inviabilidade dessa exigência, deixam a cargo de Instituições de Ensino Superior, fixando num mínimo tão reduzido que chega a ficar desprovido de significado.

Ao tentar encaminhar soluções para seus antigos problemas quanto ao currículo e à destinação profissional de seus egressos, essa última regulamentação acabou por gerar outros.


PARTE II


A QUESTÃO DA IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

1. PERÍODO DAS REGULAMENTAÇÕES: A IDENTIDADE QUESTIONADA (1939-1972)

O curso foi instituído com a marca que o acompanharia em todo o seu desenvolvimento: a dificuldade em se definir a função do curso e, consequentemente, o destino de seus egressos. Ora pela dúvida, ora pela suspeita, ora pela discussão dos seguinte problema: o curso de Pedagogia teria um conteúdo próprio e exclusivo que pudesse justificar sua existência? Comprometendo todo o desenvolvimento do curso no Brasil, tanto à relação com o campo de trabalho do pedagogo, quanto à organização curricular do curso.

Quando instituído o curso de Pedagogia (1939) já apresentou aquele que seria o seu problema fundamental: o da identificação do profissional a ser formado como bacharel. Não se percebia na época a destinação desse profissional ou seja, as ocupações a serem preenchidas por ele. Pois…

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