Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

 

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Natureza e Desenvolvimento das Políticas Sociais no Brasil, do Autor Vicente de Paula Faleiros

Trabalho enviado por: Ana Julia Onofri

Data: 05/11/2006

RESUMO CRÍTICO DO TEXTO: Natureza e Desenvolvimento das Políticas Sociais no Brasil, do Autor Vicente de Paula Faleiros


O presente texto decorre sobre as políticas sociais no Brasil, sua natureza e desenvolvimento.

O Estado, a sociedade e a economia são três características que devem caminhar em conjunto para se haver um bom progresso na humanidade.

As políticas sociais são "processo de reprodução de força de trabalho através de serviços e benefícios financiados por fundos a eles destinados", cita Faleiros.

O Estado, conforme forças sociais e políticas estão sempre em mutações, já passou por momentos getuliano, pelo golpe militar, ditatorial, pela implantação da CF/88, as reformas neoliberais dos anos 90 e o capitalismo, (este último influenciador constante até hoje em nosso meio). Os modelos político-econômico-social transformam-se segundo a necessidade dos brasileiros (cidadãos), surgindo então meios de "ajudas" comunitárias cedida pelo governo, é o exemplo da política de seguro social ou da criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), em 1942.

Os modelos de política social tiveram ponto de partida nos anos 30, período em que se vivenciou a primeira crise estrutural de tais políticas caracterizada pela recessão econômica.

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town