Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Inverdades

Trabalho enviado por: Ercilio Ferreira Duarte

Data: 20/11/2005

INVERDADES


INTRODUÇÃO

Reportando ao ceticismo absoluto do filósofo grego, Górgias, concordamos plenamente quando ele diz que não temos possibilidade de conhecer a verdade, pois o homem nada pode afirmar, nada pode conhecer.

É compreensível para as pessoas que vêem a filosofia como a mãe da razão de ser das coisas, entender que a verdade pode ser mesmo difícil de ser alcançada, pois o verdadeiro de hoje pode está defasado no amanhã e tornar-se uma mentira.

É de aceitar, também – e muito mais – que as pessoas detentoras da precariedade das opiniões do senso comum sejam manipuladas com muita facilidade diante das mais diversas situações costumeiras do nosso dia-a-dia.

A verdade cotidianeira é mascarada com muita facilidade quando as pessoas não sabem fazer uso de uma postura crítica-filosófica para explicar o real sentido de ser das coisas.

Nas situações a seguir, veremos com bastante evidência vários exemplos onde a verdade é mascarada ou encoberta. Este é o objetivo a que se propõe o presente trabalho.

Analisando a realidade social, em quais situações a verdade é encoberta pelo costume, pelo convencional, pelas instituições e pelos poderes ?

a) Pelo costume:

1 -Banhar com febre faz mal – não é verdade, pois os médicos aconselham banho com água fria ou até com álcool quando a febre está alta.

2 -Mãe, como foi que eu nasci ? – foi a cegonha que lhe trouxe – aqui a verdade é encoberta porque os pais têm vergonha ou não sabem falar de sexo com seus filhos.

3 -Durante o período chuvoso costuma-se dizer: " que calor !,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town