Inverdades

Publicado em 20/11/2005

INVERDADES


INTRODUÇÃO

Reportando ao ceticismo absoluto do filósofo grego, Górgias, concordamos plenamente quando ele diz que não temos possibilidade de conhecer a verdade, pois o homem nada pode afirmar, nada pode conhecer.

É compreensível para as pessoas que vêem a filosofia como a mãe da razão de ser das coisas, entender que a verdade pode ser mesmo difícil de ser alcançada, pois o verdadeiro de hoje pode está defasado no amanhã e tornar-se uma mentira.

É de aceitar, também – e muito mais – que as pessoas detentoras da precariedade das opiniões do senso comum sejam manipuladas com muita facilidade diante das mais diversas situações costumeiras do nosso dia-a-dia.

A verdade cotidianeira é mascarada com muita facilidade quando as pessoas não sabem fazer uso de uma postura crítica-filosófica para explicar o real sentido de ser das coisas.

Nas situações a seguir, veremos com bastante evidência vários exemplos onde a verdade é mascarada ou encoberta. Este é o objetivo a que se propõe o presente trabalho.

Analisando a realidade social, em quais situações a verdade é encoberta pelo costume, pelo convencional, pelas instituições e pelos poderes ?

a) Pelo costume:

1 -Banhar com febre faz mal – não é verdade, pois os médicos aconselham banho com água fria ou até com álcool quando a febre está alta.

2 -Mãe, como foi que eu nasci ? – foi a cegonha que lhe trouxe – aqui a verdade é encoberta porque os pais têm vergonha ou não sabem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.