Grandezas e Misérias do Ensino no Brasil

Publicado em 22/04/2003

2 - Construção e equipamento pelo MEC de escolas agrotécnicas e industriais de segundo grau, que seriam administradas, supervisionadas e mantidas pelas escolas do mesmo ramo já existentes. Cada prefeitura daria o terreno e ofereceria a infra-estrutura necessária. No final de 1988, estavam em implantação 46 escolas: 13 agrotécnicas e 33 industriais, com a oferta de 39.240 vagas.

3 - Apoio a escolas técnicas de segundo grau existentes em governos estaduais, Senai, Senac, universidades e instituições privadas e particulares o MEC participaria na transferência de recursos para as obras e equipamentos. Previa-se 82 convênios e a abertura de 9.840 vagas até o final de 1988.

O Protec não deu grandes resultados. Em 1989, apenas 16 escolas foram construídas, e metade dos recursos previstos pela administração já tinham sido gastos.

A expansão do ensino médio, principalmente do ensino acadêmico, foi obra do poder público. Em 1985, a matrícula do ensino regular de segundo grau assim se distribuía: 3% federal; 59% estadual; 4% municipal e 34% particular. Cinco anos depois aumentou a quantidade de alunos que freqüentavam as escolas públicas, ficando assim distribuídas as matrículas do ensino médio: 2,81% em estabelecimentos federais; 62,41% nos estaduais; 4,4% nos municipais e 30,37% nos particulares.

O poder federal não tem uma participação muito significativa na manutenção do ensino técnico.

As escolas que oferecem ensino de segundo grau localizam-se principalmente nos centros urbanos mais desenvolvidos, predominando os cursos noturnos.

Apesar do aumento, em quase 30 anos, da matrícula do ensino colegial, a…

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