Fundamentos e Virtualidades da Epistemologia da História

Publicado em 22/11/2006

As várias vertentes da "escola de Frankfurt", particularmente os trabalhos de Habermas a propósito da "razão comunicativa" e da modernidade ou a obra mais antiga de Hockheimer sobre a filosofia da história; as criticas de Popper ao mecanicismo, ao indutivismo e às teses sobre a previsibilidade social; a tese de Kuhn sobre a ruptura dos paradigmas na história da ciência; a posição de Canguillem sobre a história da ciência como laboratório da epistemologia; o recorte arqueológico de Foucault; todas estas posições, se por um lado revelam o desconforto, em diferentes áreas e pontos de vista teóricos, com os modelos evolutivos derivados do historicismo, com os modelos sistêmicos que não conseguiram se desligar de seu lastro mecanicista e com as premissas nacionalistas de fundo hegeliano ("todo real é racional e todo racional é real"), por outro lado apontam para a necessidade de equacionar as questões referentes à temporalidade e à historicidade nas diferentes culturas em novas bases.

A magnitude das dificuldades pode ser representada com a colocação preliminar de duas perguntas: qual o substrato ontológico da história -a "história material" - e qual o substrato analítico da história - a "história formal" - à luz dos novos desafios epistemológicos?

Na concepção cientificista, as respostas seriam indubitáveis: o fato era a própria natureza essencial da história, enquanto a lei (ou o dado) traduziria seu significado analítico.

Ou, no caso de recusa a tão rígido determinismo,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.