Fundamentos e Virtualidades da Epistemologia da História

Publicado em 22/11/2006

Na França, com as duas primeiras gerações dos Annales deu-se efetiva abertura para a psicologia, a geografia, a estatística, a sociologia e a economia, à medida que se foi afirmando o alargamento temático dos estudos históricos. Nomes como os de Febvre, Bloch, Simiand e Labrousse tornaram-se, por este motivo, familiares a gerações de estudiosos.

A obra de E Braudel é certamente a mais associada a este empreendimento, como estudaram Bourdé e Martin e Dosse Seus pontos de convergência com as ciências sociais são pelo menos três: o conceito de duração, semelhante aos "tempos múltiplos" da sociologia de Gurvitch; o conceito de estrutura, que refuta o exclusivismo atribuído por Lévi-Strauss ao etnólogo para o seu estudo; e o conceito de modelo, emprestado por Braudel particularmente ira acepção do demógrafo Sauvy.

Agindo desta forma, Braudel e os historiadores dos Annales nos anos 1950 e 1960 alargaram o conhecimento histórico quanto ao objeto, quanto ao método e quanto aos problemas a colocar. Diluíam-se, com isto, os efeitos mais perniciosos do historicismo o abandono das "leis históricas", (por exemplo) e esvaziava-se a crítica neo-racionalista que procurava valorizar os fenômenos sociais e psicológicos estudados em dimensão a temporal.

O estruturalismo de Levi-Strauss, que parecia delimitarem definitivo o território do historiador e do antropólogo, dando a este o domínio exclusivo daqueles fenômenos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.