Fundamentos e Virtualidades da Epistemologia da História

Publicado em 22/11/2006

A crise, entretanto, que mais de perto afetou as ciências sociais em geral e particularmente a história, foi a do historicismo. Sem desejar entrar na ampla polêmica do tema, de Meinecke a Popper e Adam Schaff e procurando considerar os vários historicismos "setoriais" do saber -histórico, jurídico, antropológico, econômico e as suas bem distintas etapas - o historicismo filosófico do século XVIII, identificado com a filosofia racionalista da História como demonstraram Cassirer e Croce, o historicismo alemão estudado por Meinecke e o historicismo cientificista criticado por Popper - encontramos o apogeu da explicação dos fenômenos sociais pela sua evolução, no século XIX. Se isto contrapôs o conceito de processo ao de sistema, como analisaremos adiante, o fez quase sempre - à exceção da maior parte do historismo alemão, particularmente Herder e Ranke dentro dos quadros mais amplos dos pressupostos da física newtoniana e do princípio da indução.

O "triunfalismo cientificista" das ciências sociais no século XIX, com freqüência injustamente imputado apenas ao positivismo, tomou, assim, uma feição historicista. A crise do paradigma newtoniano, no início do século XX, abalaria, desta forma, fortemente, os seus alicerces. Por outro lado, nos planos metodológico e empírico das diferentes ciências sociais, o desenvolvimento da pesquisa monográfica foi evidenciando a inadequação das explicações por leis "newtonianas" e, como corolário, a incapacidade do historicismo para a previsão social. Quando Popper, em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.