Fédon

Publicado em 25/11/2005

Os passos seguintes a essa posição apontam para o reconhecimento da verdadeira virtude, como sendo a purificação de todas as paixões. Neste instante, vem o elogio dos primeiros místicos que propuseram a compreensão dos enigmas, através da purificação do iniciado. Pensando em ter mostrado a melhor razão por não temer a morte, Sócrates passa a defender a manutenção da alma, depois de deixado o corpo. Apela, então, para a tradição dos antigos, afirmando que, ao deixar o mundo, as almas vão para o Hades, reencarnando após um determinado período. Assim, os vivos nasceriam dos mortos, pela teoria de que algo surge de seu contrário. As reminiscências só seriam possíveis se esse ciclo da vida e morte fosse verdadeiro e a alma imortal.

Segue-se uma discussão sobre a teoria da reminiscência e da participação das idéias. Porém, o medo que as pessoas têm da morte e a relutância em admitir a imortalidade da alma só pode ser curado por meio de um encantamento, que na própria pessoa deve ser encontrado. Depois disso, Sócrates volta a tratar do destino póstumo das almas, especulando que, segundo o grau de pureza, algumas seriam obrigadas a vagarem pela terra, até reencarnarem. Essas seriam as almas dos maus que ocupariam os corpos de animais agressivos, enquanto aqueles que filosofaram podem almejar tornarem suas almas divinas. Para tanto, os verdadeiros filósofos devem afastar-se dos prazeres que aprisionam a alma ao corpo. Só assim chegariam puras ao Hades.

Porém, depois de apresentar todos esses argumentos, ainda restam dúvidas apresentadas pela teoria de que a alma seria uma harmonia, dependente do corpo para ser tocada, e uma outra que sustentava que, durante sucessivas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.