Família, Escola, Sociedade: Parceiras Necessárias a Inclusão

Publicado em 29/12/2008

Até então as alternativas e modalidades de atendimento ao deficiente seguiam um padrão segregativo e centralizador, pautado na discriminação e exclusão. Lentamente, o movimento de inclusão dos “deficientes” na sociedade foi ganhando força, notoriedade e logo se expandiu para vários países, entre eles o Brasil. Aqui a influência das medidas adotadas, sobretudo, na Europa, aconteceu no governo Imperial.

Graças à iniciativa e a luta de um cego brasileiro, José Álvares de Azevedo, que estudava no Instituto dos Jovens Cegos de Paris, D. Pedro II fundou, na cidade do Rio de Janeiro, em 1854 o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje, Instituto Benjamim Constant. Três anos depois foi à vez do Imperial Instituto dos Surdos-mudos, atualmente conhecido como Instituto Nacional dos Surdos (MAZZOTTA, 1999).

Poucas ações por parte do Estado foram praticadas no sentido de expandir a Educação Especial no país. Surgiram assim instituições privadas especializadas em atender a pessoas com algum tipo de deficiência, como o Instituto Pestalozzi criado em 1926, no Rio Grande do Sul, que é apontado, como a primeira instituição especializada brasileira (MANTOAN, 1999).

O quadro relativo à Educação Especial no Brasil até a primeira metade do século XX, por volta de 1950 consta com uma estrutura deficiente, pois apenas 40 estabelecimentos de ensino regular mantidos pelo poder público…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.