Evasão e Repetência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Filomeno de Souza Reis

Publicado em 24/05/2010

No início dos anos 90, um estudo realizado no Brasil, pelo Fundo das nações Unidas para Infância (UNICEF), revelou que 12,2 milhões de crianças entre 5 a 17 anos abandonaram os estudos ou nunca freqüentaram uma escola. Dos 29,4 milhões que freqüentava 57% ou seja 16,8 milhões estavam em séries atrasadas.

A taxa de promoção, que já vinha aumentando nos anos anteriores, evoluiu entre 1995 e 1997 de 65,5% para 74,5%, enquanto no mesmo período as taxas de repetência e evasão diminuíram de 26,7% para 18,7% e de 8,3% para 6,8%, respectivamente. Por outro lado, a distorção idade/série nas séries iniciais que era de 64% em 1991, caiu para 46,6% em 1998.

O quadro educacional brasileiro, no início do século XXI, apresentou avanços diante das décadas passadas. Pelos dados do Censo demográfico de 2000, existia no Brasil quase um milhão e meio de crianças de 7 a 14 anos sem matrícula ou evadidas das escolas. Essa legião de crianças fora das salas de aula representava 5,5% dos brasileiros nessa faixa etária. Neste mesmo ano, de acordo como o INEP, as taxas de evasão e repetência foram de 12% e 10,7%, respectivamente. Em 2001, a taxa de evasão foi de 9,6% e repetência 11,02%. Em 2002, as taxas de repetência e evasão foram de 11,7% e 8,7%.

Ao longo de 2003, não ocorreram mudanças nas políticas educacionais que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.