Evasão e Repetência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Filomeno de Souza Reis

Publicado em 24/05/2010

Antes do surgimento do capitalismo a educação era privilégio de quem tinha uma boa condição social, enquanto o restante da população ficava ignorante sem qualquer tipo de instrução, a não ser para trabalhos manuais.

No Brasil durante o período Imperial a educação popular se faz desnecessária, devido à economia ser exclusivamente agrária, sendo assim, não exigia mão-de-obra qualificada. O sistema educacional constituía como agente específico da formação das camadas superiores, consolidando um padrão de ensino elitista, pois o pensamento político brasileiro existente no Império, deixava de lado o compromisso das autoridades governamentais em promover o ensino público de qualidade a população.

No início do século XX, o índice de analfabetismo era altíssimo em uma população predominantemente agrária, revelando assim, o descaso com a educação elementar. Nessa ocasião, educadores da Escola Nova introduzem o pensamento liberal democrático, defendendo uma escola para todos, com o objetivo de alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios de classe.

Segundo ARANHA, as reformas educacionais planejadas na década de 20 – a de Sampaio Dória em São Paulo (1920), a de Lourenço Filho no Ceará (1923), a de Anísio Teixeira na Bahia (1925), a de Mário Casassanta em Minas Gerias…

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