Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Publicado em 22/04/2003

A solução de conciliação encontrada pelo Congresso foi a posse de Goulart sob um regime parlamentarista que cerceava as ações do presidente. Goulart aceitou o parlamentarismo, mas deixou claro que colocaria tal questão sob o julgamento popular através do plebiscito. Tomou posse em setembro de 1961 e em janeiro de 1963 propôs o plebiscito que trouxe de volta o presidencialismo; o povo não votou em no parlamentarismo nem no presidencialismo; o povo votou em João Goulart, no desejo de ver alguém centralizar o poder governativo e desencadear as reformas necessárias para a modernização do país.

Corajosamente, nos meses finais de 1963, Goulart trouxe a público a horrível situação da educação brasileira: metade da população continuava analfabeta; somente 7% dos alunos do curso primário chegavam à quarta série; o ensino secundário acolhia apenas 14% daqueles que procuravam; somente 1% dos estudantes alcançava o ensino superior.

A partir daí podemos questionar: "Qual a atitude governamental no sentido de reverter o quadro calamitoso da educação nacional?"

O Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social (1963 - 1965), no que tocava à educação, fixou como prioridades as questões da expansão do ensino primário, do desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica e da formação e treinamento do pessoal técnico.

Mesmo gerenciando o país sob o fogo cruzado dos setores conservadores e assistindo ao massacre das instituições democráticas pelos agentes do imperialismo americano e europeu, o presidente Goulart conseguiu desenvolver medidas…

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