EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O REAL E O NECESSÁRIO

Publicado em 08/12/2016

2.2 CONCEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O conceito de educação inclusiva foi construído ao longo de décadas, por meio de movimentos sociais, reivindicações e deliberações de documentos no sentido de mudança nas concepções tidas a respeito do deficiente. A sociedade em geral até então, excluía todos os deficientes, pois, não tinha definição de tipo ou grau das anomalias, foram chamados de vários conceitos, segundo (Àlvaro Marchesi, “indiota ou imbecil (1886), cego, surdo, epilético e deficiente (1899), deficiente mental e deficiente físico (1913), subnormal grave, amblíope, hipoacústico, inadaptado, (1945), psicopata (1962)”, além de tantos outros conceitos; mas sempre era preservado a crença de que a intervenção educativa para os deficientes era praticamente impossível, por ser uma questão inerente ao indivíduo como afirma, Álvaro:

Ao longo dos anos, as categorias foram se modificando, mas preservavam o traço comum de que o transtorno era um problema inerente a criança, com poucas possibilidades de intervenção educativa e de mudança. Sob tal perspectiva pulsava uma concepção determinista do desenvolvimento, sobre o qual se baseava qualquer tipo de aprendizagem. (ÁLVARO MACHESI,2004,p.17)

O conceito de “Necessidades Educativas Especiais” segundo Álvaro Marchesi, “começou a ser empregado nos anos 60, mas inicialmente não foi capaz de modificar os esquemas vigentes na…

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