Educação Inclusiva

Publicado em 26/05/2006

2.2. HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL.

No Brasil, já em 1600, existia uma instituição especializada, na área de deficiência física, mantida pela irmandade da Santa Casa de Misericórdia.

Durante o II império, sob influência do modelo europeu, foram criados, no Rio de Janeiro, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos – atual Instituto Benjamimn Constant – e, o Instituto dos Surdos-Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

Mas, durante todo o Império e início da República o atendimento aos portadores de deficiências foi irregular e quase inexistente, como iniciativa oficial na área educacional.

Foi na década de 30, que se iniciou efetivamente a educação escolar das pessoas com necessidades especiais. Os novos ares que bafejaram a educação nacional incorporaram princípios tais como o respeito à liberdade e ao interesse do aluno, adotando-se o uso de métodos ativos no processo ensino aprendizagem, enfatizando-se as atividades e a prática de trabalhos manuais e valorizou os estudos de psicologia experimental.

Já nesta época, a educação começa ser vista como um direito universal, e a democracia como um sinônimo de auto gestão educativa e de oportunidades educacionais para todos, idéias que persistem até hoje.

Era um clima estimulante para iniciativas como a educação escolar das pessoas com deficiências,…

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