Educa? em Americana -Grupo escolar

Publicado em 27/08/2010

II. 3 - A vila Americana

Conta Bryan (1967) que na região de Campinas, no final do século XIX, mais precisamente em volta da estação ferroviária de Santa Bárbara, que teve sua inauguração em 27 de agosto de 1875, com a presença de D.Pedro II, nome modificado mais tarde para estação de Americana, neste local, o capitão Correa Pacheco comprou algumas terras e revendeu em lotes para servir de formação para uma vila, aonde chegaram também para se estabelecer alguns imigrantes, que moravam em sítios vizinhos e podiam utilizar a estação para transporte dos produtos. Entre os habitantes da região havia imigrantes americanos, que por sua presença e por auxiliar o desenvolvimento, deram nome a vila, passando a chamar-se Vila dos Americanos.
Com o comércio crescente da vila desencadearam-se algumas rinhas políticas que criaram desavenças, algumas das quais levaram ao seu desatrelamento de Santa Bárbara e ao nascimento do Distrito de Americana, mais tarde município.
Também fala Bryan que em 1875 nasce a três quilômetros dali uma vila de funcionários da fábrica de tecidos com o nome indígena Carioba, ou seja, em tupi-guarani pano branco, construída por Antonio de Souza Queiroz, fábrica que veio a fechar pouco tempo depois devido problemas relacionados com a economia da época.
A reabertura da fábrica alguns anos mais tarde por imigrantes americanos e alemães e a construção da Usina Elétrica de Salto Grande,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.