Edos Iorubanos: A Peculiaridade da Monarquia Divina do Benim

Publicado em 01/11/2005

É este mesmo obá que se supõe ter acolhido João Afonso de Aveiro, o primeiro português que temos notícias de ter visitado o reino do Benim, em 1476. Entre o soberano e o representante da coroa foi negociado um acordo comercial. O primeiro queria dos estrangeiros, essencialmente, armas; o segundo: negros escravizados para serem vendidos em São Jorge da Mina.

Mas não foi apenas no comércio de escravos que os portugueses se tornaram intermediários entre os africanos. Graças a seus barcos à vela, mais velozes com maior capacidade de carga do que as almadias da gente terra, podiam eles mercadejar com vantagem as coris, as segis, as contas cinzentas e de cor amarela (ou ekans) e os panos de algodão azuis listrados que adquiriam no Benim e trocá-los por ouro na Mina ou por outros produtos ao longo do litoral. Só a pimenta-de-rabo, que se dirigia sobretudo para os países baixos, e alguns outros produtos, como o marfim e as peles, é que tinham obrigatoriamente de embarcar para a Europa.

Os portugueses, para venderem armas ao obá, impunham a conversão ao catolicismo. Como o poder desse soberano está fundado em rituais tradicionais que se opões aos dogmas católicos, ele não aceita. E, como controlador do comércio na região, dificulta e depois proíbe a venda de pessoas escravizadas do sexo masculino, que lhe serviriam melhor na agricultura e nas guerras. Essa restrição continuou em vigor até o final do século XVII. Os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.