Edos Iorubanos: A Peculiaridade da Monarquia Divina do Benim

Publicado em 01/11/2005

Neste ponto nos perguntamos: qual a diferença, então, entre a monarquia divina iorubana e a dos benins (ou bini)? Se a monarquia divina importada de Ifé para o Benim tem de adaptar-se as estruturas sociais dos bini, mais próximas das dos ibos, quais são essas estruturas para que se possa fazer uma comparação do que permaneceu e do que modificou-se (adaptou-se)?

Pois bem, Costa e Silva, ao falar da organização sócio-política iorubana, generaliza para os habitantes de toda a região da confluência do rio Níger com o Benué, ou seja, os iorubanos, os edos, os igalas, os idomas, os ibos, os ijós, os nupês, os ebiras e os gbari:

Esses povos, que cultivavam o sorgo e o milhete, nas savanas do norte, e os inhames, o dendê, os feijões, o quiabo e o akee, nas florestas do sul, devem ter desenvolvido instituições baseadas nos laços de família. Cada vilarejo dividia-se possivelmente em várias linhagens, cujos chefes eram escolhidos pela idade ou pela proximidade genealógica com o grande ancestral. E um pequeno grupo de aldeotas, poucos distantes umas das outras, formaria aquilo que Ade Obayeme chamou de mini-estado: sem capital ou governo centralizado, com pouco território e pouca gente.

Com o intenso comércio desses povos, foram surgindo mercados e cada povo adaptou-se como pôde. Uns, uniram-se a outros e criaram um estado maior com governo centralizado (ex: Benim), outros permaneceram sem governo central, como os ibos. No Iorubo, a conseqüência deste processo é a formação da monarquia divina a partir de Ilê Ifé, o umbigo do mundo.

Pouco a pouco e insensivelmente, a aldeia-estado transformava-se em cidade-estado. O poder do chefe aumentava. Muitas vezes ele…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.