Acessar o Zé Moleza
ou
O que você está pesquisando?
Publicado em 26/06/2006
O processo de avaliação inclui uma grande variedade de evidências que vão além do tradicional exame final de lápis e papel.A avaliação é considerada uma das principais etapas no processo de ensino e aprendizagem, etapa que não pode ser desvinculada de todas as outras do processo. Além disso, pode-se dizer que a avaliação dos alunos deve ser feita a todo momento, durante todo o desenrolar do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação é uma atividade-meio e não uma atividade-fim que servirá apenas para a análise e detecção de problemas no aprendizado dos alunos através de seus resultados.Em aulas presenciais, o processo de avaliação vai muito além do tradicional exame lápis e papel. Além dos mecanismos formais de avaliação, os professores costumam usar mecanismos complementares de avaliação, como a observação da expressão facial do aluno, a sua participação em aula, as perguntas que reforçam o material apresentado, etc. Desta forma, o professor vai ajustando os procedimentos de ensino, de forma que melhor possa avaliar e observar a evolução do aluno.Já na Educação a Distância, os professores estão deixando de lado os mecanismos complementares de avaliação, devido ao fato de não terem, de forma acessível, mecanismos que possam auxiliá-lo neste trabalho, e também porque muitos professores tem se acomodado e utilizado somente os processos formais para avaliação.Dependendo do enfoque dado na educação, temos diverentes formas de avaliação: