Cidadania e Direitos Humanos nas Escolas

Publicado em 11/03/2006

O direito à participação depende da articulação e organização das pessoas. É neste sentido que acreditamos que as professoras não estão suficientemente organizadas e não têm claro o que significa participar. No Estado de Direito existe a possibilidade de participação, muito embora seja extremamente difícil organizar as pessoas a participarem. Percebemos que as professoras, de acordo com os depoimentos, têm conhecimento da importância da participação, porém insistem em não participar. E a negativa de participação em reivindicações e greves tem como desculpa a falta de organização. Para a participação em outras atividades têm as mais variadas desculpas. É claro que normalmente a classe docente está sobrecarregada de tarefas. Mas o que elas deveriam ter claro é que o acúmulo de tarefas tem uma finalidade: desarticulá-las. E que somente com a participação efetiva é que se construirá uma cidadania plena e que a questão da participação, no caso da democracia, depende unicamente do interesse da pessoa justamente em participar. É necessário entender a participação como possibilidade de alcançar a cidadania enquanto exercício de direitos.

O que podemos perceber, no caso da participação, é que existe uma acomodação por parte das professoras no sentido de não participar enquanto o movimento não estiver organizado. Esta é uma desculpa de quem está acomodada. É devido a isto que as instituições ficam enfraquecidas, pois a falta de participação efetiva nos movimentos sociais implica sua desestruturação. E…

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