ALFABETIZAÇÃO E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA

Publicado em 24/04/2007

Mais tarde quando o homem começou a plantar, criar animais, fiar e construir cidades, a escrita passou a ser um instrumento necessário e importante. Era preciso, por exemplo, controlar os rebanhos e, mais tarde, os produtos que iam do campo para a cidade e vice-versa.

Os Sumérios, povo que viveu há cerca de cinco mil anos na antiga região da Mesopotâmia, hoje o deserto do Iraque, utilizaram os pictográficos para assentar inventários. Com o decorrer do tempo, os escribas transformaram esses toscos símbolos numa escrita complexa, capaz de exprimir idéias abstratas.

Tão desenvolvida se tornou essa escrita, empregando mais de 700 sinais diferentes, que a sua aprendizagem requeria anos de estudos, e os escribas passaram a ser profissionais especializados e respeitados.

Sumérios, egípcios, chineses e outros povos que começavam a sentir a necessidade de registrar informações e contar fatos, começaram a inventar sinais para poucas palavras. No geral, eram desenhos representando seres e objetos do mundo em torno deles.

Há mais ou menos quatro mil anos, foi feita uma das descobertas mais importantes para a história da escrita: os sinais também poderiam representar o som da fala.

A descoberta de usar o mesmo sinal para palavras que tinham o mesmo som, mas queriam dizer coisas completamente diferentes, levou a um outro avanço: os sinais não precisavam mais ser usados só para palavras…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.