ADMINISTRAR A CONVIVÊNCIA COM A DIFERENÇA

Publicado em 09/08/2010

2 DESENVOLVIMENTO

Sabe-se hoje que a inclusão social é entendida como o processo pelo qual a sociedade, em todas as suas dimensões, se adapta para incluir pessoas portadoras de necessidades especiais, ocorrendo, de forma paralela, o preparo dessas pessoas para assumirem seus papéis e desenvolverem seus potenciais no convívio social. Esse processo implica, necessariamente, a reestruturação dos processos educativos formais, como ressalta a Declaração de Salamanca – Documento Oficial da UNESCO (1994) –, que preceitua:
As necessidades básicas das pessoas portadoras de deficiências requerem a atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência, como parte integrante do sistema educativo. (UNESCO, p. 11)
De forma conjuntural, a tarefa de incluir portadores de necessidades educativas especiais nas escolas de ensino regular no Brasil, em termos qualitativos, tem avançado no nível das discussões e na promulgação de leis e pareceres que lhe dão suporte, mas, em nível de ação prática, no cotidiano, ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente na demanda de qualificação dos professores. Em termos quantitativos, já se percebe um bom nível de inclusão, o que necessariamente não significa que estamos cumprindo a tarefa de incluir com eficiência. Um professor que recebe em sua sala de aula regular um aluno surdo, por exemplo, pouco irá contribuir com este aluno se não está preparado para dominar a linguagem de sinais.
Entre o discurso e a prática do que propõe o discurso há o que podemos comparar a um abismo inevitável, posto na…

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