Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Tag Cloud

Nenhuma tag encontrada.

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA ECOPORANGA

Trabalho enviado por: Renan Pereira Rodrigues

Data: 21/04/2017

FACULDADE DE NANUQUE
INSTITUTO EDUCACIONAL DE PESQUISAS

ECOPORANGA – ES
2014

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA ECOPORANGA

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 DELIMITAÇÃO TEMÁTICA
1.2 PROBLEMA
1.3 HIPÓTESE
2JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS
4 REVISÃO DE LITERATURA
5 METODOLOGIA DA PESQUISA
6 CRONOGRAMA
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA

1 INTRODUÇÃO

Programada para atender a um aluno idealizado e pautado por um projeto educacional elitista, meritocrático e homogeneizador, a escola tem produzido situações de exclusão que têm, injustamente, prejudicado a trajetória educacional de muitos estudantes.

Pela ausência de laudos periciais competentes e de queixas escolares bem fundamentadas, há alunos que correm o risco de serem admitidas e consideradas pessoas com deficiência e assim encaminhadas indevidamente aos serviços da educação especial. Outros são igualmente discriminados em programas de ensino compensatório e à parte.

Há de se acrescentar também o sentido dúbio da educação especial, acentuado pela imprecisão dos textos legais que fundamentam nossos planos e propostas educacionais. Ainda hoje, é patente a dificuldade de distinguir a educação especial, tradicionalmente praticada, da concepção consentânea e vigente dessa modalidade de ensino: o atendimento educacional especializado.

Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town