A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Publicado em 09/08/2010

2.2.2 Educação especial no Brasil e suas leis

De acordo com Freitas et.al (2007, p.7) A educação especial no Brasil surgiu no período imperial quando foi criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854 e o Imperial Instituto dos Surdos - Mudos em 1857 na cidade do Rio de Janeiro. Estes estabelecimentos ainda existem e, hoje, correspondem respectivamente ao Instituto Benjamin Constant e ao Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Durante o Império estes institutos funcionaram muito mais como asilos do que como escola para pessoas deficientes e atendiam os filhos da nobreza ou de alguns ricos comerciantes. Entretanto os deficientes das classes menos favorecidas contavam apenas com sua própria sorte.
A educação especial no Brasil expande-se de forma muito lenta após a proclamação da república. Em meados do século XX havia no Brasil cerca de quarenta escolas de ensino regular que atendiam alunos deficientes mentais (classes especiais) e catorze estabelecimentos que atendiam outras deficiências. Ainda de forma lenta a expansão da educação especial aconteceu com o surgimento de entidades privado-assistenciais que atendiam principalmente nas áreas da deficiência mental e visual. A maioria destas entidades era ligada a ordem religiosa amparadas em caráter filantrópico, o que contribuiu para a perpetuação da idéia de que o atendimento ao deficiente é um ato de caridade.
No…

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