A Descentralização e a Dualidade de Sistemas

Publicado em 13/04/2005

A Descentralização e a Dualidade de Sistemas


Contexto do Império

Em 1834, foi decretado um Ato Adicional que transferia para as Províncias o encargo de regular a instrução básica, descentralizando o ensino, atribuindo à Coroa a função de promover e regulamentar o ensino, enquanto às Províncias (futuros estados) são destinadas a escola elementar e a secundária, dessa forma, a educação da elite fica a cargo do poder central e a do povo, confiada às Províncias.

Em 1837 o governo central fundou o Colégio Pedro II para educar a aristocracia, focado na área de humanidades. Nascia com o propósito de servir de padrão para os demais colégios que se implantariam no país. Em quase todas as capitais de províncias foram sendo criados, depois do ano de 1840, Liceus ou Ateneus buscando imitar o Colégio padrão do Rio de Janeiro. Todos foram precariamente montados, reunindo num só local as aulas avulsas de primeiras letras e do ensino secundário.


A descentralização e a dualidade de sistemas

Com base no texto do autor Fernando Azevedo, estaremos elaborando nossas idéias a seguir.

Após a Independência nenhum acontecimento foi tão importante para a vida nacional como o primeiro surto industrial, onde se estabelece uma política imigratória, a abolição da escravatura, organização do trabalho livre que se inaugura com a queda do Império, a população começa a experimentar um novo regime político.

Em 1885 há sinais do primeiro surto industrial, é um…

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