A Cultura das Imagens

Publicado em 19/12/2003

CULTURA DAS IMAGENS

Santo André, novembro de 2003


Disse Descartes: é de prudência nunca confiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez. A afirmação do filósofo indica que uma nova concepção do mundo estava sendo definida e ela seria de fundamental importância para o pensamento da modernidade.

Ao longo do tempo, o desenvolvimento de novos meio de comunicação mudou a hierarquia dos sentidos e a forma de ver o mundo.

O manuscrito e depois a imprensa puseram fim ao problema do lapso da memória.

No caso de uma cultura oral, sem registros escritos, a fala deve preencher, além da função de comunicação a de conservação do conhecimento. Nas sociedades orais, os anciões são "livros vivos", a linguagem escrita liberou o homem da dependência da memória do falante para a aquisição do conhecimento. Por meio de caracteres, a escrita conserva o conhecimento.

A tradição oral na organização do conhecimento, bem como a disputa verbal e a retórica, persistem desde a Antiguidade clássica até o Renascimento. O conhecimento da escrita era então monopólio de uma elite de escribas alheios às massas iletradas.

Em uma cultura oral, ouvir e não ver é crer.

Até o século XV, a literatura existia para ser narrada em publico e o manuscrito era apenas um instrumento, acessório dessa vasta e influente cultura oral, cujo, exemplo maior nos deram pensadores como Sócrates.

A cultura tipográfica finalmente rompeu com a supremacia auditiva determinada pela cultura oral e introduziu o primado…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.