A avalia? da aprendizagem no contexto da progress?continuada

Publicado em 27/08/2010

3. CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO

Essa breve retrospectiva das principais tendências educacionais (psicológicas e pedagógicas) permite que se verifique concepções de avaliação e seus significados para a práxis educativa e, conseqüentemente, para a progressão continuada, um dos objetos desse estudo dissertativo.
Inicialmente, vale ressaltar o seguinte comentário:
...pensar a avaliação significa, de algum modo, desvendar os significados mais profundos da existência do fenômeno educativo, assim como do educador e do educando. Para refletir a realidade do significado da avaliação no processo educativo é preciso refletir o ato humano de avaliar (Almeida, 1997, p. 41).
Essa reflexão e esse pensar, segundo Almeida, 1997, permitem explorar e ampliam o conhecimento, no sentido de dar uma idéia mais clara dos ápices do pensamento e preparam o caminho para a compreensão do processo avaliativo no fenômeno contínuo do princípio da progressão. Não é possível essa reflexão longe da ética, da profundidade, da seriedade, da consciência, da análise, da interpretação ideológica da avaliação.
Pode-se partir do princípio de que avaliar cuja origem do latim valere significa ser digno- já expressa de maneira implícita e explícita a idéia de valor. Ao mesmo tempo, possibilita ampliar para o avaliar enquanto emitir juízo julgar (valores) em atribuir valores. Nesse sentido, avaliar significa emitir juízos, é julgar algo ou alguém (Veit, 1983, p.10). E a filosofia, conforme coloca Almeida (1993/94, p.56-57), mostra concepções de valor no plano da objetividade e da subjetividade. No primeiro, da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.