A avalia? da aprendizagem no contexto da progress?continuada

Publicado em 27/08/2010

CAPÍTULO I

SITUANDO HISTORICAMENTE A AVALIAÇÃO ESCOLAR

1. Principais tendências em educação e avaliação
Pergunta-se, hoje se, em algum tempo da história, houve um consenso na forma de avaliar aprendizagens. Com certeza a maioria das pessoas tem muitos episódios a contar sobre como foram avaliadas em seus tempos de escola. Avaliar, em muitos casos e até em tempos recentes, podia significar estigmatizar a ignorância de uns em detrimento da inteligência ou capacidades de outros. O processo de avaliação, desta maneira, pode despertar sentimentos, emoções ou paixões inflamadas, porque as pessoas se vêem, em muitas ocasiões, à mercê de sistemas de notas, conceitos ou símbolos, que influirão em sua vida.
Para alguns a avaliação traz boas e gratificantes lembranças. Através dela, foram, de uma ou outra forma, consideradas melhores, tiveram desempenho mais eficazes, saíram-se bem em determinadas situações, conquistando assim até um melhor status. Para muitas outras pessoas, porém, a avaliação deixou marcas profundamente negativas, fazendo-as se sentirem humilhadas, até com perda de auto-estima.
Muito se tem refletido, escrito e dito sobre avaliação, na tentativa de superar concepções e construir modelos alternativos para que professores, administradores e formuladores de políticas educativas mais globais sejam mais consistentes e conseqüentes na aferição do desempenho dos alunos, de unidades escolares e de sistemas educacionais (Romão, 1998, p. 15).
A avaliação escolar sistemática nasceu com os colégios, por volta do século XVII e se tornou indissociável do processo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.