RAZÃO ANTROPOFGICA: BLACK STYLE E A ANTROPOFAGIA

Publicado em 09/08/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE LETRAS
LITERATURA E CULTURA NO BRASIL


RAZÃO ANTROPOFÁGICA: BLACK STYLE E A ANTROPOFAGIA

1. INTRODUÇÃO
Leio sobre antropofagia e só vejo cultura “erudita”. De Haroldo de Campos a Caetano Veloso a antropofagia como marca de certa cultura elitizada, de alguma forma hegemônica e consagrada. Perguntei-me, então: se a antropofagia pode ser pensada como traço cultural nacional, que dizer das produções não-eruditas? Que dizer do pagode, por exemplo?
Tentei responder a algumas questões dessa natureza através da análise do pagode. Escolhi o Black Style, grupo de pagode soteropolitano. Depois de um passeio oswaldiano por conceitos e fatos históricos ligados a fantasia, passo para a apreciação de três músicas da banda pensando como a razão antropofágica atravessa esses discursos.
2. RAZÃO ANTROPOFÁGICA: BLACK STYLE E A ANTROPOFAGIA

Oswald de Andrade: “Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.” “Nunca fomos catequizados. Fizemos foi carnaval. O índio vestido de senador do império.” 1
Haroldo de Campos: “A “Antropofagia” [...] é o pensamento da devoração crítica do legado cultural universal, elaborado [...] a partir do ponto de vista do “mau selvagem”[...] O canibal era um polemista [...], mas também um antologista.” 2
Mário de Andrade: “(Este livro, afinal, não passa de uma antologia do folclore brasileiro)”.3
Oswald de Andrade e seu Manifesto antropófago. Mário de Andrade e sua tentativa de definição para Macunaíma. Antropofagia. E Haroldo de campos resume a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.