Projeto: Leitura na Escola

Publicado em 19/05/2010

Com o advento da Imprensa em 1944, a tradução da Bíblia para o alemão feita por Martin Lutero em 1450 a situação se modifica. Surgem novos escritores, agora também, as classes populares têm acesso as publicações. Inicia-se ali a era leitura globalizada, pois outros reinos e países seguem o mesmo caminho. O livro é visto como uma obra de arte, ilustrações são mais importantes que o texto.

No Brasil a leitura chega com portugueses e jesuítas nos padrões europeus. Inicialmente os escritos atendiam a relatos sobre os locais e crônicas que registraram o estilo de vida da população. Mais tarde, esta passa a ter cunho religioso porque os índios deveriam ser catequizados. Importante: o processo leitura é deixado de lado. Não buscavam seres críticos e sim decodificadores, seguidores. Lajolo (1991:13), dizem que: “(...) desde o começo do século XVI, o público manifestou seu gosto por obras voltadas à descrição da terra e dos povos do Novo Mundo”. As publicações da época tinham caráter pedagógico, apenas para ensinar a ler e escrever. Filhos de comerciantes, profissionais liberais, fazendeiros e políticos podiam acessar estes materiais enquanto os rebentos da classe operária ficavam a mercê, abandonados, analfabetos e desprezados. Mas. Com a chegada de Monteiro Lobato e suas ideias revolucionárias o contexto mudou. Agora…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.