Os Valores Morais e Religiosos no Auto da Barca do Inferno

Publicado em 29/02/2004

Fidalgo: Que deixo na outra vida / Quem reze por mim.

Diabo: Quem reze sempre por ti? / Hi, hi, hi, hi , hi, ...!

Ao se dirigir à barca do Paraíso, o Anjo o acusa de tirania e grande vaidade e de ter sentido grande desprezo pelos desprivilegiados. Esse representante da nobreza é condenado à barca do Inferno por ter levado uma vida tirana, cheia de luxúria e pecados. Mesmo depois de morto, o fidalgo demonstra a arrogância prepotente típica de sua classe social, além disso acha-se merecedor da recompensa divina, pois deixou na vida quem rezasse por ele. O anjo considera que só a Barca do inferno poderia transportar os símbolos da riqueza do fidalgo: a cadeira (poder político), o rabo (a cauda de seu manto) e o senhorio (propriedade).

Anjo: Para vossa fantasia / muito estreita é esta barca.

Diabo: Para senhor de tal marca / não há aqui mais cortesia?

Anjo : Não vindes vós de maneira / para ir neste navio /

Este outro vai mais vazio: / a cadeira entrará /

E o rabo caberá / e todo vosso senhorio.

O Fidalgo é condenado ao inferno. A crítica à nobreza é centrada em três defeitos humanos: o orgulho, a tirania e hipocrisia religiosa. Embora típico, o fidalgo apresenta uma certa humanidade, pois quando rejeitado pelo Anjo, se mostra arrependido por sua existência vazia: Fidalgo: Folgava ser adorado; / confiei em meu estado / e nom vi que me perdia

O Onzeneiro – Representando os agiotas, o onzeneiro ambicioso chega trazendo consigo, uma enorme bolsa vazia, onde guardava o dinheiro que roubava do povo. O Diabo o cumprimenta chamando-lhe de "meu parente":

Diabo: Oh! Que má-hora venhais, / onzeneiro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.