O Velho do Restelo

Publicado em 29/10/2004

O VELHO DO RESTELO

Rio de Janeiro, Outubro de 2004.


INTRODUÇÃO

O Velho do Restelo – episódio da obra "Os Lusíadas" – Luis Vaz de Camões

Canto IV, 90 a 104.

Este trabalho tem como objetivo analisar a contradição entre a visão pessimista do Velho do Restelo, face aos Descobrimentos e a perspectiva de glorificação dos feitos do povo português, que são predominantes na obra "Os Lusíadas". O episódio do Velho do Restelo apresenta vestígios da mentalidade medieval, pois Camões usa o personagem do "Velho" para criticar e evidenciar os reais motivos que impulsionaram a expansão marítima de Portugal: a ambição e a cobiça pela fama e por riquezas. Para tal, segue um resumo do contexto histórico no séc XVI.

Com o fim da Idade Média, o teocentrismo imposto pela Igreja Católica é ignorado, dando lugar ao antropocentrismo. A expansão comercial e o desenvolvimento técnico-científico leva o homem a percorrer "mares nunca dantes navegados".

Sob os reinados de D. Manuel, O Venturoso (1495-1521), e de seu filho D. João III, o Renascimento correspondeu ao período de apogeu político e econômico de Portugal. Devido ao seu privilégio geográfico, Portugal lança-se à aventura marítima e destaca-se como potência européia, tornando-se centro cultural de grande importância. Lisboa torna-se então um importante centro comercial, e a corte conhece um luxo desmedido, com muitos acreditando em uma situação de riqueza inesgotável. Isso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.