O Uso da Virgula

Publicado em 22/04/2003

Vírgula

INTRODUÇÃO

Envolvidos pelo prazer de escrever, normalmente usamos a vírgula como o fazemos com uma metralhadora fora do controle.

A vírgula é um demarcador de estrutura sintática, de modo que orientar a sua aplicação visando à presença de uma palavra é desconhecer a sua função lingüística.

E neste trabalho mostrarei o seu uso correto e incorreto de modo a orientar quem tenha alguma dúvida.


DESENVOLVIMENTO

É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam uma unidade sintática.

Ex.: Adelanta, esposa de João, foi a ganhadora única da Loteria.

Podemos concluir que, quando há uma relação sintática entre termos da oração, não se pode separá-los por meio de vírgula.

Assim, não se separam por vírgula:


a) predicado de sujeito;
b) objeto de verbo;
c) adjunto adnominal de nome;
d) complemento nominal de nome;
e) oração principal da subordinada substantiva (desde que esta não seja apositiva nem apareça na ordem inversa)


A vírgula no interior da oração

É utilizada nas seguintes situações:


a) separar o vocativo.

Maria, traga-me uma xícara de café.

A educação, meus…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.