O USO DA PASSIVA NO JOGO PERSUASIVO E ARGUMENTATIVO DO DISCURSO JUR?ICO

Publicado em 27/08/2010

SEÇÃO I - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Damião e Henriques (2000) dizem que, sendo o homem um ser essencialmente político, a comunicação só pode ser um ato político, uma prática social básica. Nesta prática social é que se assentam as raízes do Direito, conjunto de normas reguladoras da vida social.
Ainda, considerando o caráter social da linguagem, acrescenta-se o que diz Fiorin (2005):
quando um enunciador comunica alguma coisa, tem em vista agir no mundo. Ao exercer seu fazer informativo, produz um sentido com a finalidade de influir sobre os outros. Deseja que o enunciatário creia no que ele lhe diz faça alguma coisa, mude de comportamento ou de opinião
etc.
Sendo assim, ao produzir um discurso, o homem se apropria da língua, não só com o fim de veicular mensagem, mas com o objetivo de atuar, de interagir socialmente.
Ingedore Koch (1998) defende a visão da linguagem como inter-ação, ação inter-individual e, portanto, social. Desse modo, pode-se dizer que a linguagem é essencialmente um ato social pelo qual os membros de uma comunidade inter-agem. As relações inter-pessoais que se estabelecem no momento da enunciação definem o sentido de um enunciado. Toda vez que interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, sempre há em nossa fala uma intenção de modificar o pensamento ou comportamento de nossos interlocutores.
Conforme Jacobson (2003), o processo de comunicação pressupõe fatores (remetente, contexto, mensagem, contacto, código, destinatário) e funções específicas que variam em cada situação de uso da linguagem. Dada a situação de uso da linguagem na prática jurídica, em que se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.