O Quinze de Rachel de Queiroz

Publicado em 23/08/2016

- Mas eu, é porque sou uma professora velha, que vou para o meu trabalho! Uma mocinha bonitinha não passeia só, não! Ele ainda disse, levado pelo seu zelo de matuto:

- Pois mesmo assim, sendo professora velha, como você diz, se eu lhe mandasse, só deixava sair com um guarda de banda... A moça encolheu os ombros: - Tolice! Mas vamos falar noutra coisa? Ande, conte o que há de novo no sertão! (QUEIROZ, 1987, p. 55.) Grifo da autora.

Ainda assim, não é difícil perceber que a caracterização “velha” está ligada muito mais a um aspecto conceitual, dominante, ideológico, do que a um tributo físico.

Era comum, no período, o pensamento que media a passagem do tempo para a mulher de acordo com a idade que a família burguesa julgava ideal para casar. E, de fato, sendo o casamento a razão da existência das jovens da época, ter feito dezoito anos sem arrumar marido significava para elas ter ficado “moça velha”, e daí não ter quem as quisesse mais, e por esta razão mesma.

Não é o que acontece com a protagonista de O quinze, como se pode depreender da ilustração acima. Vicente, o primo de Conceição, nutre por ela um amor calado, que se manifesta, embora de forma reticente, como que desconfiado da recepção dela.

A heroína queirozeana, por sua vez, não está alheia aos sentimentos de Vicente,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.