O PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Publicado em 22/04/2003

COMO VENCER O PRECONCEITO LINGÜÍSTICO

Romário Schettino(*)

Revista DF Letras, n. 59/62, 1999

O que fazer quando um comando paragramatical cruzar o caminho e ameaçar o jeito especial de falar e escrever do nativo nacional? Liberdade e criatividade para o léxico e a sintaxe do brasileiro! Pronto, está instalada a polêmica entre aqueles que defendem a necessidade de se preservar o uso da norma culta a todo custo e os que estão mais preocupados com a capacidade de comunicação (ler, falar e escrever) dos indivíduos levando em conta, principalmente, as suas condições sociais e econômicas. A definição e a defesa de regras rígidas que pretendem dizer o que é certo ou errado ficam por conta do preconceito linguístico, alimentado diariamente nos modernos sistemas de multimídia, na gramática normativa e nos livros didáticos.

O escritor Marcos Bagno entrou nesta guerra apontando suas armas (conceitos, teorias, pesquisas) contra o que resolveu chamar de "arsenal de livros, manuais de redação de empresas jornalísticas, programas de rádio e de televisão, colunas de jornal e de revista, CD-roms, consultórios linguísticos por telefone e por ai afora", ou seja, os comandos paragramaticais.

Enfim, uma saudável epidemia a que se refere o professor Arnaldo Niskier mas que, segundo Bagno, não tem nada de saudável, pelo menos enquanto "perpetuam velhas noções de que brasileiro não sabe português e que português é muito difícil".

Uma introdução a este tema é o que faz o pesquisador Marcos Bagno, no livro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.