O “mainstream” alternativo – análise do filme Laranja Mecânica sob a perspectiva frankfurtiana

Publicado em 09/08/2010

Nos anos 1980, algumas características já eram automaticamente atreladas ao cineasta, especificando também como deveria ser um apreciador de sua obra, normalmente uma pessoa que se considere intelectualizada e interessada em um entretenimento mais subversivo ou complexo, que exige uma visão crítica e, até, certo gosto pelo sarcasmo – uma das características mais marcantes do próprio “Laranja Mecânica”. O nome de Kubrick também era associado ao seu objetivo de sempre causar forte impacto, pela ação e pela violência, uma linha básica seguida por ele para não deixar de agradar seus fãs. Há, ainda, um chamariz para o público intelectual: o filme é a adaptação homônima de um livro escrito por Anthony Burgess (1962), admirado escritor e teórico da literatura inglesa.

O filme em si é também um exemplar típico da estética “kubrickiana”, que visa um estranhamento previsível, uma vez que a idéia é exatamente voltada para a representação do bizarro, do absurdo. O seguimento estético em questão não deixa de ser, no entanto, um terreno seguro para o intelectual, acostumado a narrativas que apresentem situações mais complexas, que seriam uma espécie de alimento para seu intelecto. Até determinado ponto, realmente, o filme exige uma capacidade de interpretação mais aguçada – ao passo que um filme direcionado ao público geral demanda apenas um entendimento superficial.

Logo na sequência inicial o espectador se vê diante de uma tela inteiramente vermelha, enquanto ouve uma música repetitiva que o predispõem à violência e à desorientação; é como se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.