O Foco narrativo em Amor de Salvação de Camilo Castelo Branco

Publicado em 09/08/2010

O Foco narrativo em Amor de Salvação de Camilo Castelo Branco

Amor de Salvação é uma novela passional, considerada pela crítica uma das obras mais bem acabadas do autor. A história relata lembranças que são contadas ao narrador pelo protagonista, em uma noite de Natal, após um reencontro entre os dois que não se viam há quase doze anos. Destas lembranças surge a história de um Amor de Salvação que é contada pelo narrador aos leitores. Percebemos então a presença de dois narradores, a do narrador-autor e a do narrador-protagonista.
Constantemente ouvimos a voz do narrador-autor que não se limita somente a contar, a cada passo ele introduz comentários exclamações, digressões; cita elementos referenciais em principio extradiegéticos, pessoas “reais”, lugares, costumes, que pertencem à experiência comum do narrador-autor e de virtuais leitores. De acordo com a tipologia de Norman Friedman, este tipo de narrador que tem a liberdade de narrar à vontade, de colocar-se a cima adotando um ponto de vista divino, para além dos limites do tempo e espaço, chama-se narrador onisciente intruso, este tipo de narrador pode adotar qualquer posição e mudar sucessivamente destas. Seu traço característico é a intrusão, seus comentários sobre a vida, os costumes, os caracteres, a moral, que podem ou não estar entrosados com a história narrada. Como canais de informação predominam suas próprias palavras, no entanto o narrador-autor de Amor de Salvação faz uso de outras várias ferramentas que enriquecem a narrativa.
O narrador-autor faz sentir a cada passo a sua presença, exprime a cada passo, ora as reflexões (não raro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.