O Caipira e a Construção da Nacionalidade: Diversas Faces do Jeca Tatu

Publicado em 15/10/2004

Mais uma vez, vai-se à Europa, em troca de novos padrões estéticos: o simbolismo europeu, o futurismo, o dadaísmo, o surrealismo, enfim, a estética do mundo fragmentado, do caos, da linguagem em crise. Na Europa, essa estética era expressão do fim da hegemonia mundial européia e, conseqüentemente, expressão da impotência histórica da Europa no início do século. Aqui, esses papéis estéticos deveriam servir à expressão de um caos de outra ordem: o caos de um novo mundo, burguês, urbano, complexo, para o qual se vislumbrava, ainda assim, um futuro promissor.27

Mais uma vez retorna-se à Europa para pegar modelos estranhos à realidade nacional, uma realidade não tão urbana assim, como comprova Edgard Carone28. Mesmo que com um ideal preponderantemente revolucionário, no que diz respeito à estética, o Modernismo — não por incapacidade dos intelectuais do movimento, mas por causa da nossa situação de país subdesenvolvido que coloca os intelectuais brasileiros sempre numa balança, pesando de um lado a Europa, moderna, desenvolvida, do outro o Brasil, até certo ponto arcaico e subdesenvolvido — ainda assim recorre a padrões externos, sem muito embasamento na realidade da nação. Daí a adaptação dos conceitos europeus a uma ótica mais otimista.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.