O Caipira e a Construção da Nacionalidade: Diversas Faces do Jeca Tatu

Publicado em 15/10/2004

E nascia, o "Jeca", em grande estilo, pois atraía, na época, os focos da crítica paulistana que se sentiu "ofendida" com a visão pejorativa transposta para o caipira brasileiro. Na verdade, o que Lobato pretende, ao construir essa primeira versão do personagem Jeca Tatu, é "retificar" a visão que na cidade se tinha do caboclo. Veja-se, por exemplo, uma carta enviada a seu amigo Godofredo Rangel, datada de 20 de outubro de 1914, vinte e três dias antes da publicação de Velha Praga. Nela o escritor enfatiza a sua intenção de "construir" um caipira (nas palavras do autor, "caboclo") profundamente nacional, sem laivos sequer remotos de qualquer influência européia:

Rangel, é preciso matar o caboclo que evoluiu dos índios de Alencar e veio até Coelho Neto.(...) A nossa literatura é fabricada por sujeitos que não penetram nos campos por medo dos carrapatos.4

Observe-se a intenção dessa primeira estereotipação do Jeca, nas palavras de Lobato: ela é de caráter explicitamente literário, oriunda de uma vontade de retificar a imagem do caboclo forte, sadio, audaz, construções herdadas do Romantismo. Era contestação do "caipira" romântico, mas era também contestação, conservadora, do "novo caipira", o Macunaíma, por exemplo, do Modernismo que estava por…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.