O Caipira e a Construção da Nacionalidade: Diversas Faces do Jeca Tatu

Publicado em 15/10/2004

Inserindo-se num processo de conhecimento e interpretação da realidade nacional, o movimento modernista procurou abalar uma visão do país que abrangia toda a produção cultural anterior a sua atividade.

Essa visão também a combate Monteiro Lobato nessa alegorização do caipira. Embora o ponto de vista com que olha o caboclo paulista seja ainda externo a sua realidade, ou seja, inverossímil ao seu modo de ser e pensar, o autor reinterpreta o Brasil segundo suas aspirações de escritor crítico e combativo. É uma afronta às estruturas nacionais, saturadas e excludentes (O Jeca não é assim: está assim), que enxotavam o caipira de um lado para outro e acentuavam ainda mais as contradições existentes no país. É também, de certa forma, um alerta para o modo de como se pensava a nação: com idéias de fora, não condizentes com os desejos e a realidade do país.

Escrito de maneira mais didática e, de certa forma, mais alegórica que os textos da primeira fase, Jeca Tatu: a ressurreição expressa um sentimento nacionalista diferenciado dos modernistas.

Enquanto estes buscam no elemento primitivo sua base para a valorização da cultura nacional, Lobato, progressista que é, não cita esse primitivismo como algo construtivo de nossa superioridade, mas sim como de nossa fraqueza. Aliás, nesse segundo texto o elemento primitivo (e também o mítico) não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.